Aprenda o português do Brasil!

Atividades em português.
Activities in Portuguese.

14 October 2011

Imperativo e Presente do Subjuntivo


high intermediate level
O Imperativo e o Presente do Subjuntivo
                                                       Fique com Saudade – Fala Mansa



Preencha os espaços com os verbos no imperativo 


_________ o seu olhar do meu, 
que eu não sou mais teu
já tenho um novo amor.
Se agora é tarde eu já vou me embora,
__________ com a saudade que te resta agora amor.
E se um dia _______ a me encontrar 
me ________ com respeito, sou merecedor.
E ________ que seu gênio me faz sofrer
pode ser que amanhã eu te __________ a dor.
__________ todo o seu orgulho, que eu te asseguro
nunca te deixar.
E quando estiver sozinha, que bobagem a minha
volto a te buscar.
___________ perto do meu peito, que nosso defeito
é procurar defeito demais.
E se depois de toda essa vida não houver partida
eu quero viver mais.

Responda:

  1. Do que a música está falando?
  2. O que significa a palavra “gênio”, no contexto da música?
  3. O que você entende por: “que nosso defeito é procurar defeito demais”?
  4. Você já passou por uma situação como esta da música? O que aconteceu?


Revisão Presente do Subjuntivo

Nas orações abaixo,  complete as lacunas com a forma adequada dos verbos entre parênteses no PRESENTE do INDICATIVO ou no PRESENTE do SUBJUNTIVO.

O eletricista _________________ hoje. (vir)
Não acho provável que o eletricista _________________ hoje. (vir)
Peço-lhe que me _________________ água. (trazer)
Nós já _________________ a verdade. (saber)
Talvez este pacote também _________________ no carro. (caber)
Tenho certeza de que ele _________________ vários quilômetros por dia. (andar)
É preciso que nós _________________ a verdade. (saber)
Espero que o chefe _________________ de bom humor. (estar)
Acredito que ele _________________ vários quilômetros por dia. (andar)
Talvez tudo isso não _________________ tão difícil. (ser)

No comments:

Post a Comment