Aprenda o português do Brasil!

Atividades em português.
Activities in Portuguese.

15 October 2011

Expressões do dia a dia


Expressões do dia a dia                                                   beginner level

Ao telefone
Pode-se dizer...
Alô! A Sofia está, por favor?
Hello! Is Sofia there, please?
Posso falar com Daniel, por favor?
Can I speak to Daniel, please?
Posso deixar recado para ela?
Could I leave a message for her?
Você poderia dizer que o Paulo ligou?
Could you tell him Paulo called?

Você vai escutar…
É a Sofia.
Sopia speaking.
Quem fala?
Who’s calling?
Um momento, por favor.
One moment, please.
Ele não está no momento. Quer deixar recado?
He is not here now. Can I take a message?
É engano.
Wrong number.

Na rua
Pode-se dizer…
Como se vai para ...?
Can you tell me the way to...?
Qual a estação do metrô mais próxima?
Which is the nearest subway station?
Por favor, esta é a Avenida Paulista?
Excuse me, is this Avenida Paulista?

Você vai escultar...
Siga em frente.
Go straight on.
Dobre à esquerda no semáforo.
Turn left at the lights.
Fica no próxima rua.
It’s on the next street.
Você tem que atravessar o parque.
You have to cross the park.

Exclamações
De dor
Ai!
Ouch!
De nojo
Uh!
Ugh! Yuck!
Diante de uma coisa gostosa
Humm!
Yum!
Para chamar a atenção
Ei!
Hey!

Para falar de saúde
Estou com dor de cabeça.
I have a headache.
Não estou me sentindo bem.
I’m not feeling well.
Estou tonto (a).
I feel dizzy.
Estou com dor de garganta.
I have a sore throat.
Você está muito resfriado (a).
You have a bad cold.
Ela está com dor de estômago.
She has a stomach ache.
Você tem uma aspirina?
Do you have an aspirin?
Ele está com febre.
He has a fever.

Para falar de roupas
Esta camiseta é muito pequena para mim.
This T-shirt is too small for me.
Esta calça não combina com a camisa.
Those pants don’t go with the shirt.
Este vestido fica bem em você.
That dress looks nice on you.
Gosto de jeans largo / apertado.
I like baggy / thight-fitting  jeans.
Ele usa roupa de grief.
He wears designer clothes.
Uma camisa lisa / quadriculada.
A plain / checked shirt.
Uma camisa de manga curta / comprida.
A long-sleeved / a short-sleeved shirt.
Um suéter com decote  Redondo / V.
Round / V neck sweater.

Adaptado do Longman Dicionário escolar.

No comments:

Post a Comment