Aprenda o português do Brasil!

Atividades em português.
Activities in Portuguese.

13 December 2012

Atividade sobre o Natal


O nascimento de Jesus, um cordel sobre o Natal!
high intermediate level

Dos doze meses do ano, o de dezembro é o mais bonito.

Todo mundo prega a paz, confraterniza o nome de Cristo, mas ai daquele que não der um presente... Pode gerar até um conflito.

É verdade, é assim que acontece! E por favor, não me interprete mal. Pois este mês tão lindo que eu disse também é o mês mais comercial!

Nascimento de quem? Jesus? Eu quero é meu presente de Natal!

Ninguém lembra do começo de tudo, mas pode deixar, vou refrescar a sua memória.
Há muito tempo, lá em Belém, deu início essa bela história, do verdadeiro dono da festa, digno de toda honra e glória!

Houve um período da história que Deus se calou para seu povo. Foram cerca de quatrocentos anos, até surgir um profeta novo. O nome dele seria João, responsável por esse renovo.
Zacarias era um homem bem “veio” e Isabel também bem “veinha”.  Ter um menino a essa altura do campeonato só podia ser piada de vizinha, mas como Deus não é homem de piada, fez nascer justo de onde não vinha.

Gabriel, arcanjo do Senhor, disse a Zacarias que ele iria ser papai. O homem se espantou com aquele e disse que não, jamais! Gabriel olhou e disse para ele:

 - Tu pensa que eu sou um anjo paraguaio?  Eu sou é servo de Deus, que mandou esse recado trazer. Mas como você tá duvidando, se prepare para o que eu vou fazer; vai ficar sem falar uma “ruma” de dia, até o menino nascer.

E assim foi o acontecido, Isabel, bem “veinha, embuchou”. Zacarias, continuava mudo, mesmo assim a Deus adorou.  A ‘muié” já ‘tava’ com “seis mês”, quando o anjo se retornou. Mas dessa vez, bateu numa outra porta, a de Maria, prima de Isabel. Era uma moça bem jovem, abençoada por Deus. Mulher fiel.

Ele disse que ela ia ter um menino: Jesus, o nazareno, o Emanuel! Por ser virgem, ela achou impossível, mas não quis do Senhor duvidar. Já José, seu noivo na época, o casamento quis cancelar, mas o anjo explicou tudinho e José se apressou ‘pá’casar.

Deus quando fala, fala é direito e toda a promessa dele é confirmada!
Esse negócio que o Senhor mandou dizer, sem confirmação é tudo furada! Tu acredita que Deus confirmou ainda mais a promessa que já foi aprovada?

Maria foi visitar Isabel e na chegada cumprimentou. Isabel quando viu Maria, o menino no “bucho” balançou, sabia nem que a outra estava grávida e disse:

- Acredite, Maria, no que o anjo falou.

Isabel teve o menino e o povo doido para saber o nome. Disseram ‘pá’ por Zacarias Filho. Ela disse que era João e Batista o sobrenome! Eles insistiram em chamar Zacarias, e o pai, sem poder falar, escreveu sem cognome. Cognome é o “mermo” que apelido. Ele escreveu bem direitinho o nome de João. Poderia ter escrito “Joãozin”, mas o anjo não estava de brincadeira, não! Zacarias voltou a falar e a história correu a região.

Naquela época também tinha IBGE, que contava o tamanho da população.  Mas, se eu sou do Ceará e morava em Alagoas, a contagem não valia, não. Tinha que voltar para minha terrinha e me apresentar para o escrivão.

Foi numa dessa que nasceu Jesus. José e Maria moravam em Nazaré, foram a Belém para tal contagem. 150 km de viagem a pé. O jumentinho era só para Maria, coitado dos pés de José!
A cidade estava lotada. Não tinha vaga em nenhuma pensão. O menino se aprontou para nascer, Maria já ‘tava’ com um barrigão, correram para uma estrebaria e cadê tema de plantão?

Jesus nasceu ali mesmo, simples como devemos ser. Não teve médico, nem enfermeira, mas Deus assim quis fazer para servir de lição para muitos, que querem tanto aparecer.
Deus se encarregou da festa. Teve até chá de bebê! Fez nascer do céu uma estrela, para que todos pudessem ver que ali nasceu o menino, que por nós irá vencer.

Três pastores ao ver a estrela se perguntavam o que era aquilo. O anjo de Deus foi até eles e disse:

- Rapaz, fique tranquilo. Nasceu o Rei de vocês! Vão lá visitar o pupilo!
Os homens pensaram em palácio e foram até o rei Herodes o perguntaram pelo rei que nasceu.

- Que rei? Se eu sou o “lord”?

O “cabra” ficou “injuriado” e chamou o sacerdote:

- Me diga onde vai nascer o messias. E fale logo que eu estou “aperriado”!
Responderam que era em Belém, o “cabra” ficou “agoniado”, chamou os pastores pra conversa e mentiu bem descarado:

- Vão lá e achem o menino. Depois voltem para cá. Quero que me digam direitinho onde o rei pode está. Pois também quero ir, me prostrar e adorar.

Os pastores saíram dali acreditando que era verdade. O anjo de Deus os guiou a uma certa maternidade, onde nasciam os cavalos e bois, dos homens daquela cidade.

Sentiram a presença de Deus e choraram aqueles pastores, quando verem o menino ali, sem luxo, riqueza e valores. O Rei dos reis, Príncipe da Paz e Senhor dos senhores.

O chá de bebê de Jesus aconteceu naquele momento. Ao invés de frauda, tinha ouro; de chupeta, incenso. Foi dado até um pote de mirra como forma de agradecimento!

Deus disse para eles em sonho para mudar o caminho da volta, pois Herodes estava esperando, armado com sua escolta, a fim de pegar o menino e fazer uma reviravolta.

Deus disse também a José para o Egito ele fugir, pois o rei ia matar o bebê nascido ali, Jesus nazareno, descendente de Davi.

Do Egito eles foram, conforme diz a profecia, para a terra de Nazaré, onde ele cresceria. Foi batizado por João, o filho de Zacarias!

Essa, sim, é a história que todos devemos lembrar! Que eu saiba, Jesus não era gordo e de trenó não costuma andar! E foi dele o maior presente, a salvação que vamos herdar!

Isso mesmo! A salvação está guardada para você! Basta olhar para Jesus Cristo e entregar o seu viver! Ele é o grande Deus para você servir e crer!

Depois de assistir ao vídeo e ler o seu script, responda:

1. Foi difícil entender o que o narrador falava? Ele tem um sotaque específico de que região do Brasil?
2. Por que o Gabriel disse que não era um anjo paraguaio?
3. O que significa IBGE?
4. O que significam as palavras entre aspas?
5. O que é um chá de bebê? O que o chá de bebê de Jesus teve de diferente dos outros chás de bebês?
6. Para você, qual o verdadeiro significado do Natal e como ele é comemorado em seu país?


Tenha um feliz Natal! Lembre-se sempre de que Jesus é o motivo maior do Natal. Que Ele faça morada no seu coração!