Aprenda o português do Brasil!

Atividades em português.
Activities in Portuguese.

22 October 2011

Cabeleireiro e Manicure - Hairdresser and Manicurist (vocabulário)


Cabeleireiro e Manicure - Hairdresser and Manicurist
beginner level
Cabelereiro = hairdresser
Salão de beleza = Beauty Parlor / Beauty Salon
Manicure = Manicurist
Marcando horário
Português
Inglês
Gostaria/Quero marcar um horário...
para sábado às 10h
I'd like to/I want to make an appointment...
for saturday  at 10 o clock a.m.
Tem muita gente na minha frente?
Are there many people ahead of me?

Procedimentos - Cabeleireiro
Quero mudar o corte/penteado
I'd like to change my hairstyle
Quero cortar o cabelo
I'd like to have my hair cut
Quero fazer uma permanente
I want a perm
Quero tingir meu cabelo
I want my hair dyed
Quero meu cabelo...
...mais claro
...mais escuro
...do mesmo jeito
...mais curto
...mais cumprido
I want my hair...
...lighter
...darker
...the same
...shorter
...longer
Gostaria de lavar o cabelo
I'd like to have my hair shampooed

Procedimentos - Manicure
Quero fazer as mãos
I'll have a manicure
Quero as unhas mais curtas
I'd like my nails shorter
Quero-as no formato quadrado/redondo
I'd like them square/round
Apenas lixe as unhas, por favor
Just file the nails, please

Você pode ouvir
E pode precisar responder
Would you like a haircut?Gostaria de cortar o cabelo?
Yes, please / No, I'd like to have my hair done.
Sim, por favor / Não, quero apenas fazer o cabelo
How do you want your hair?Como você quer o seu cabelo?
The same hairdo / A fashionable hairstyle...
O mesmo penteado / Um estilo da moda
Do you like it this way?
Você gostou desse jeito?
It's nice / No. I want it shorter, please.
Está bem / Não. Mais curto, por favor
Would you like your nails shorter?Gostaria das unhas mais curtas?
Yes, please / No. Just file them.
Sim, por favor. / Não, apenas lixe-as.
What color do you prefer?
Que cor você prefere?
A light color. / A light pink nail enamel.
Uma cor clara / Um esmalte rosa-claro

Vocabulário Essencial - Essential Vocabulary
unha
nail
esmalte para unhas
nail enamel, nail polish
louro
blond
castanho
brown
ruivo
red
franja
bangs
escova, escovar
brush
cor
color
pente, pentear
to comb
cutícula
cuticle
descoloração
bleach
descolorir o cabelo
to bleach the hair
penteado
hairdo
tingir
to dye
oleoso
oily
seco
dry
permanente
perm
secador de cabelo
hair dryer
prancha alisadora
flat iron
luzes
highlights










Atividade criada por: https://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/sit_diarias32.php

15 October 2011

Mude - Imperativo

intermediate level
Mude
Composição: Edson Marques



Assista ao vídeo e acompanhe e narração. Depois responda às perguntas.

Mude.
Mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.
Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa.
Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho, ande por outras ruas,
calmamente,observando com atenção os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas.
Dê os teus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias.
Tire uma tarde inteira pra passear livremente na
praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.
Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda.
Durma do outro lado da cama...
depois, procure dormir em outras camas.
Assista a outros programas de TV, compre outros jornais... leia outros livros.
Viva outros romances.
Não faça do hábito um estilo de vida.
Ame a novidade.
Durma mais tarde. Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias.
Tente o novo todo dia, o novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor, a nova vida.
Tente.
Busque novos amigos.
Tente novos amores.
Faça novas relações.
Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.
Escolha outro mercado... outra marca de sabonete, outro creme dental...
tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores
Vá passear em outros lugares.
Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.
Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro, compre novos óculos, escrevas outras poesias.
Jogue fora os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco.
Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros
teatros, visite novos museus.
Mude.
Lembre-se que a vida é uma só.
E pense seriamente em arrumar um novo emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais “light” mais  prazeroso, mais digno, mais humano.
Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.
Seja criativo.
E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa... Se possível sem destino.
Experimente coisas novas.
Troque novamente.
Mude, de novo.
Experimente outra vez.
Você certamente conhecerá coisas melhores
e coisas piores do que as já conhecidas.
Mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança, o movimento, o
dinamismo, a energia.
Só o que está morto não muda!





Agora responda:

Você concorda que é bom mudar o modo de fazer algo que estamos acostumados a fazer? Essa é uma atitude saudável?
Quais destes conselhos você seguiria?
Quais não seguiria?
O que significa a palavra despretensiosa?
Qual o modo verbal predominante neste texto?

Expressões do dia a dia


Expressões do dia a dia                                                   beginner level

Ao telefone
Pode-se dizer...
Alô! A Sofia está, por favor?
Hello! Is Sofia there, please?
Posso falar com Daniel, por favor?
Can I speak to Daniel, please?
Posso deixar recado para ela?
Could I leave a message for her?
Você poderia dizer que o Paulo ligou?
Could you tell him Paulo called?

Você vai escutar…
É a Sofia.
Sopia speaking.
Quem fala?
Who’s calling?
Um momento, por favor.
One moment, please.
Ele não está no momento. Quer deixar recado?
He is not here now. Can I take a message?
É engano.
Wrong number.

Na rua
Pode-se dizer…
Como se vai para ...?
Can you tell me the way to...?
Qual a estação do metrô mais próxima?
Which is the nearest subway station?
Por favor, esta é a Avenida Paulista?
Excuse me, is this Avenida Paulista?

Você vai escultar...
Siga em frente.
Go straight on.
Dobre à esquerda no semáforo.
Turn left at the lights.
Fica no próxima rua.
It’s on the next street.
Você tem que atravessar o parque.
You have to cross the park.

Exclamações
De dor
Ai!
Ouch!
De nojo
Uh!
Ugh! Yuck!
Diante de uma coisa gostosa
Humm!
Yum!
Para chamar a atenção
Ei!
Hey!

Para falar de saúde
Estou com dor de cabeça.
I have a headache.
Não estou me sentindo bem.
I’m not feeling well.
Estou tonto (a).
I feel dizzy.
Estou com dor de garganta.
I have a sore throat.
Você está muito resfriado (a).
You have a bad cold.
Ela está com dor de estômago.
She has a stomach ache.
Você tem uma aspirina?
Do you have an aspirin?
Ele está com febre.
He has a fever.

Para falar de roupas
Esta camiseta é muito pequena para mim.
This T-shirt is too small for me.
Esta calça não combina com a camisa.
Those pants don’t go with the shirt.
Este vestido fica bem em você.
That dress looks nice on you.
Gosto de jeans largo / apertado.
I like baggy / thight-fitting  jeans.
Ele usa roupa de grief.
He wears designer clothes.
Uma camisa lisa / quadriculada.
A plain / checked shirt.
Uma camisa de manga curta / comprida.
A long-sleeved / a short-sleeved shirt.
Um suéter com decote  Redondo / V.
Round / V neck sweater.

Adaptado do Longman Dicionário escolar.

14 October 2011

Imperativo e Presente do Subjuntivo


high intermediate level
O Imperativo e o Presente do Subjuntivo
                                                       Fique com Saudade – Fala Mansa



Preencha os espaços com os verbos no imperativo 


_________ o seu olhar do meu, 
que eu não sou mais teu
já tenho um novo amor.
Se agora é tarde eu já vou me embora,
__________ com a saudade que te resta agora amor.
E se um dia _______ a me encontrar 
me ________ com respeito, sou merecedor.
E ________ que seu gênio me faz sofrer
pode ser que amanhã eu te __________ a dor.
__________ todo o seu orgulho, que eu te asseguro
nunca te deixar.
E quando estiver sozinha, que bobagem a minha
volto a te buscar.
___________ perto do meu peito, que nosso defeito
é procurar defeito demais.
E se depois de toda essa vida não houver partida
eu quero viver mais.

Responda:

  1. Do que a música está falando?
  2. O que significa a palavra “gênio”, no contexto da música?
  3. O que você entende por: “que nosso defeito é procurar defeito demais”?
  4. Você já passou por uma situação como esta da música? O que aconteceu?


Revisão Presente do Subjuntivo

Nas orações abaixo,  complete as lacunas com a forma adequada dos verbos entre parênteses no PRESENTE do INDICATIVO ou no PRESENTE do SUBJUNTIVO.

O eletricista _________________ hoje. (vir)
Não acho provável que o eletricista _________________ hoje. (vir)
Peço-lhe que me _________________ água. (trazer)
Nós já _________________ a verdade. (saber)
Talvez este pacote também _________________ no carro. (caber)
Tenho certeza de que ele _________________ vários quilômetros por dia. (andar)
É preciso que nós _________________ a verdade. (saber)
Espero que o chefe _________________ de bom humor. (estar)
Acredito que ele _________________ vários quilômetros por dia. (andar)
Talvez tudo isso não _________________ tão difícil. (ser)

Dicas de atividades dinâmicas - Para professores 3


Não vale olhar

Esta é uma atividade para fim de aula, quando os alunos já estão cansados. É uma forma divertida de treinar vocabulário e as habilidades dos alunos.

Distribua folhas de papel em branco. Cada aluno deve ter um lápis ou uma caneta na mão.

Peça para que eles fechem os olhos e, ao seu sinal, desenhem na folha, com os olhos fechados os objetos que você determinar. Exemplo: uma casa, um carro, uma pessoa, uma estrela etc.
Dê alguns segundos para que eles façam o que pediu e depois peça para que abram os olhos e mostrem a figura que desenharam. Vai ser divertido ver como cada objeto ficou desenhado, já que não foi possível que os alunos olhassem o que estavam fazendo.
Repita a brincadeira quantas vezes você achar necessário. Não exagere para que ela não se torne entediante e cansativa.

• Esta atividade é recomendada para todos os níveis. Aumente o grau de dificuldade, na escolha dos objetos a serem desenhados de acordo com o nível dos alunos.
• Atividade para descontração.

Dicas de atividades dinâmicas - Para professores 2


Jogo do papel higiênico

Para esta atividade você precisará de um rolo de papel higiênico.

Forme um círculo ou semi-círculo e passe o rolo de papel higiênico para cada aluno.
Fale o seguinte: Pegue o que precisa.

Cada aluno irá reagir de uma maneira diferente. Muitos não terão certeza do que fazer. Somente fale para que eles peguem o que precisam.
Uns irão pegar algumas folhas do rolo, outro irão pegar várias. Somente observe o que cada aluno fará até que todos peguem das folhas do papel higiênico.

Depois que todos tiverem pegado o que precisam, revele qual o objetivo da brincadeira.

O objetivo é que para cada quadrado (folha) do papel higiênico retirado, o aluno deverá contar um fato interessante da vida dele. Aqueles que tiverem mais quadrados irão falar mais do que os que tiverem poucos.

As reações serão as mais diversas. Esta atividade é muito divertida e dinâmica. Peça para que os alunos sejam criativos nas informações que darão.

  • Esta atividade é recomendada para alunos de nível intermediário e avançado.
  • Para que esta atividade aconteça com sucesso é necessária a participação de, no mínimo, cinco alunos na classe.
  • Caso algum aluno pegue uma quantidade muito grande do papel higiênico, delimite uma quantidade de quadradinhos que ele deverá usar para as suas informações, caso contrario a atividade se tornará muito longa e cansativa.

Dicas de atividades dinâmicas - Para professores 1

Duas verdades e uma mentira

Peça para que cada aluno pense em três afirmativas, sendo que duas delas deverão ser verdadeira e uma falsa.

Depois que pensarem nas suas frases, um, de cada vez, deve falar as três coisas que pensou.  Os outros devem escutar e tentar adivinhar qual é a mentira que foi falada. Você pode começar a brincadeira para que seus alunos entendam como devem proceder.


Esta é uma atividade muito divertida e serve como uma maneira de conhecer mais sobre os alunos e sobre os colegas de classe. Peça sempre para que eles sejam criativos.

  • Pode ser usada em todos os níveis.
  • Pode ser usada como quebra-gelo ou atividade de revisão de assuntos (ex: tempos verbais)

13 October 2011

Regência Verbal


Regência Verbal
advanced level



Agradecer a ou por  = reconhecer, apreciar           *to thank for

Eu agradeço a sua atenção.

Assistir = prestar assistência, socorrer, ajudar   *to assist

O médico assiste os doentes.

Assistir a = ver, presenciar, ser espectador  *to watch

Cem mil pessoas assistiram ao jogo.

Atender = acolher, receber, recepcionar (para pessoas)    *to attend

As meninas estão atendendo os visitantes.

Atender a = (para coisas, como pedidos e solicitações)  *to cater for

O diretor não atendeu ao pedido dos pais de alunos.

Chamar =  fazer vir, convocar              *to call by name

O diretor chamou o aluno.

Chamar por = invocar                       *to invoke

Ela chamava por Deus.

Chamar de = nomear                        *to name

Chamou o rapaz de ignorante.

Confiar em = ter confiança                *to trust

Ele sempre confiou em seus amigos.

Confiar (alguma coisa a alguém) = entregar com confiança     *to entrust

Ele confiou os documentos a vocês.

Investir em = aplicar                      *to invest

Investi meu dinheiro em ações.

Investir contra = atacar                     *to attack

Ele investiu contra os funcionários.

Pedir (alguma coisa a algém) = solicitar, requerer, implorar        * To ask for something.

Ele pediu um presente ao pai.

Observações:

·         Devemos evitar o uso da preposição “para” com este verbo.

  • Eu pedi para todos que não falassem.


·         A norma culta só admite pedir para quando há idéia de “licença” ou “permissão”.

  • O aluno pediu para sair da sala. (= pediu licença para sair)


  • Ela pediu para falar. (= pediu permissão para falar)


Perguntar (alguma coisa a alguém)                *to ask (question)

Observação:

·         É aceitável o uso da preposição “por”:

  • Ela perguntou pelo garoto.


Preferir (alguma coisa a outra)                     *to prefer'


Eu prefiro cinema ao teatro.

Observação:

·         É inaceitável o uso de “do que”

  • Prefiro ir à praia do que trabalhar. (errado)


Puxar                                                 * to pull

O pai puxou a orelha do filho.

Puxar a = ter semelhança              *look like

O filho puxou ao pai.

Puxar de = mancar                  *to limp

O homem puxava de uma perna.

Responder = dar resposta grosseira    *backtalk

Que coisa feia! Não responda seus pais!

Responder a = dar resposta              *to answer

Você deve responder ao questionário em trinta minutos.

Servir = prestar serviço, oferecer    *to serve

Ela ainda não serviu o almoço.

Servir a = ser útil, convir                   *to suit

Este contrato não serve à nossa empresa.

Adaptado do livro “O portguês do dia a dia”